Notícia


CIBMTR atualiza formulários de coleta de dados

Atualizado em: 04/04/2020


CIBMTR altera formulário de coleta de dados para facilitar registros sobre o impacto da COVID-19 nos receptores de transplantes de células-tronco hematopoieticas e terapia celular 

O Center for International Blood and Marrow Transplant Research  (CIBMTR), em nota publicada no dia 2 de abril, informou que mantem as coletas de dados ativas.  

Segundo informam, o FormsNet3 está totalmente operacional, incluindo o Suporte do CIBMTR para responder a qualquer uma das perguntas dos centros cadastrados. 

Os formulários de coleta de dados foram alterados para facilitar o registro de informações sobre o impacto da pandemia de COVID-19 nos receptores de transplante de células-tronco hematopoieticas e terapia celular. Agora, um diagnóstico de COVID-19 pode ser relatado no F2100 e F4100. 

A  partir do dia 24 de abril, será atualizado o Formulário de Dados de Morte do Receptor (2900) e o Formulário de Dados Essenciais Pós-Transplante (2450) para incluir uma nova opção para COVID-19 (SARS-CoV-2) como fator principal e contribuinte como causas de morte. 

Para obter mais informações, consulte o documento “Coletando dados sobre o impacto da pandemia de COVID-19 em nossos pacientes de transplantes e terapia celular

O CIBMTR lançará em maio um novo formulário, de Dados Pós-Infusão de Vírus Respiratórios (2149), para coletar dados mais detalhados sobre o diagnóstico, tratamento e resultados das infecções por COVID-19.

Os centros serão reembolsados pelo preenchimento deste material. Atualmente, o formulário está disponível como um PDF preenchível, que deve ser enviado com segurança por meio do Suporte do CIBMTR . O formulário estará disponível no FormsNet3. Para obter mais informações, incluindo as instruções de envio ao Suporte do CIBMTR, consulte as atualizações do  COVID-19: Formulário de pós-infusão de vírus respiratório (2149) publicado em 1/4/2020 (PDF) . 

Se você não conseguir enviar dados como faria normalmente: 

Ainda na nota, o CIBMTR esclarece que compreende que os dados, incluindo a inscrição (geração de CRID), podem ser enviados em uma taxa reduzida, ou mesmo não serem encaminhados, durante esta pandemia. Também entendem que cada centro terá recursos diferentes e pode ter acesso variável ao FormsNet3 e seus dados institucionais. 

Portanto, dada a conjuntura, o CIBMTR está suspendendo os requisitos de melhoria contínua do processo (CPI) para o trimestre que termina em 30 de junho de 2020, para todos os tipos de produtos: infusões de alergia relacionada, halogênica, não relacionado, autólogo e terapia celular. Para obter mais informações, consulte a comunicação dos padrões COVID-19 e CPI enviada em 16/3/20 (PDF)

Também está suspensa a exigência de que os centros preencham os formulários dentro de um ano de sua data de vencimento, a fim de serem reembolsados por todos os formulários que atingem o período de um ano em ou após 1/3/2020. Quando forem restabelecidos os requisitos de CPI, também será definido o cronograma para restabelecer o requisito de reembolso de um ano. Enquanto isso, qualquer formulário que você enviar que atinja o período de um ano em ou após 1/3/20 será reembolsado pelo valor total. Para obter mais informações, consulte as atualizações do COVID-19: Reembolso de formulários enviados um ano após a data de vencimento - Comunicação de alteração temporária enviada em 01/04/20 (PDF) .

Caso haja dúvidas, entre em contato com o Grupo de Trabalho de Gerentes de Dados da SBTMO via gdbrasil@sbtmo.org.br

Fonte: CIBMTR e SBTMO

Brasil integra o registro gerado pelo CIBMTR

O Brasil é um dos países que integra o registro gerado pelo CIBMTR. Dos 24 centros participantes, 17 serviços enviaram dados ao CIBMTR em 2019 e 7 já estão afiliados e iniciarão o envio de dados nesse ano e nos próximos.

A adesão de serviços brasileiros ao CIBMTR tem aumentado, sobretudo, no último ano, após a instituição da parceria entre a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e o CIBMTR.

Essa aproximação tem como propósito desenvolver um Registro Brasileiro de Transplantes de Medula Óssea, que poderá inclusive gerar dados para o Sistema Nacional de Transplante, possibilitando o acesso a um panorama do TCTH nacional.

Além do Brasil, participam do CIBMTR mais de 380 centros de TCTH que juntos fornecem dados de mais de 540 mil pacientes, sendo estimado o ingresso de pelo menos 25 mil novos pacientes por ano.

Saiba mais em "Com 24 centros participantes, dados dos TCTHs brasileiros integram o Relatório do CIBMTR 2019"



QUERO RECEBER NOVIDADES



SBTMO 2019 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Purpose Agency