Rereme

O Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (REREME) é um sistema criado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para agilizar o processo de busca de doadores. Para isso, é fundamental que os médicos cadastrem os pacientes que com enfermidades que necessitem de transplante para poder acompanhá-los e facilitar a busca de alguém compatível. Acesse o REREME-Net aqui. Para fazer o registro do paciente, é necessário fazer um cadastro na página do sistema. Caso tenha necessite de apoio no processo acesso, entre em contato com o REREME no e-mail rereme@inca.gov.br.

Rede BrasilCord
A Rede BrasilCord reúne os Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Plancentário (BSCUP). O objetivo é armazenar amostras de sangue de cordão umbilical, material rico em células-tronco hematopoéticas (capazes de produzir os elementos fundamentais do sangue), essenciais para o transplante de medula óssea.

Com a Rede BrasilCord, as chances de transplante para pacientes que não possuem um doador aparentado aumentam consideravelmente, bem como o número de transplantes a serem realizados, salvando mais vidas. A expansão da Rede prevê unidades em todas as regiões do país, para contemplar a diversidade genética da população no Brasil.

Com informações do INCA